História


O Projeto Freudiano tem uma história que se inicia em 1984, quando começaram os grupos de estudos em psicanálise, sob a coordenação de Alba Abreu, na ocasião, também participando da Clínica Freudiana de Salvador. Os grupos foram aumentando no decorrer do tempo e em 1987 surgiu, com o avançar da clínica em intenção (análise dos analistas), a necessidade do grupo ultrapassar os limites dos estudos teóricos e clínicos para dar lugar ao desejo da formação em psicanálise de Alba Abreu, Roseli Rodella, Fátima Sabino e Selma Araújo.

Com isso, após um ano de debates, acompanhando o movimento do Campo Freudiano do Brasil, em 10 de outubro de 1988 se concretizou o Projeto Freudiano que tem como objeto Psicanálise sob os ensinamentos de Freud e Lacan. Seu nome foi inspirado a partir do texto Freudiano "Projeto para uma psicologia científica" de 1895, e sua fundação foi marcada pela parceria de trabalho com Clínica Freudiana de Salvador na conferência: "Édipo - uma releitura".

A história do Projeto Freudiano, primeira instituição de psicanálise de Sergipe, se confunde com a história da psicanálise em nosso estado e, hoje, após 25 anos de muito trabalho, o Projeto Freudiano se mantém fiel à sua proposta inicial: congrega psicanalistas e interessados no saber da psicanálise orientados de acordo com o ensino de Sigmund Freud e Jacques Lacan, com o objetivo de proceder a transmissão, a pesquisa e o ensino da psicanálise. Atualmente, nossa inserção nacional e internacional, ocorre pelo pertencimento, um a um, dos membros do Projeto Freudiano à EPFCL - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e à IF - Internacional dos Fóruns, acolhendo o desejo dos que pretendem uma formação psicanalítica.


25 anos de história do Projeto Freudiano: O Passado no Presente - Roseli Rodella
A história do Projeto Freudiano por Alba Abreu Lima em comemoração aos 25 anos do Projeto Freudiano